Atualização cadastral é armadilha

O empresário de telecomunicações Júlio Bernadinetti Júnior caiu em um golpe semelhante. A Ativa Publicações Ltda entrou em contato com sua empresa, em Curitiba, solicitando uma atualização cadastral e uma funcionária passou os dados solicitados. Dois meses depois, chegou um boleto para pagamento do serviço. “Do jeito que fizeram comigo, devem fazer com 10 a 20 pessoas por dia”, acusa Júlio.

 Júlio diz ter sido ameaçado ao entrar em contato com a Ativa para reclamar que não havia solicitado o serviço. “Eles falaram que iam protestar na Justiça”, relatou. A fraude para ele está no suposto formulário que seria para confirmar dados. “O que dá para entender é que a atualização é um contrato”, disse. Outra vítima do mesmo golpe é o analista de sistemas Jonas Ernesto Poli, de 31 anos, de Araraquara, no interior de São Paulo. Ele também recebeu uma ligação para confirmar informações pedidas por outra empresa, a BrasilListas. “Eu confirmei os dados. Depois, ofereceram um anúncio na lista telefônica, num total de R$ 180 já com todas as parcelas. Eu fiquei interessado, mas não aceitei”, relatou. Dois dias depois, os golpistas voltaram a ligar. Desta vez, Poli aceitou o anúncio. “Eles eram bem convincentes. Aí, me mandaram um fax para assinar e colocar carimbo da minha empresa e devolver”, explica. “Meses depois, apareceu na minha conta de telefone um valor de R$ 180. Eu não entendi. Achei que tivesse vindo errado e que já tivesse descontado o valor total (do anúncio)”, afirma. Após receber diversas as cobranças, Poli ligou para a anunciante. “Disseram que eu tinha aceito um contrato de 12 parcelas de R$ 180, o que daria quase R$ 2 mil pelo anúncio”, afirma. Poli pediu à empresa de telefonia fixa o cancelamento da fatura, mas afirmaram que a cobrança era de terceiros. Ele reclamou também na internet, em um site de serviços. “Eles queriam que eu retirasse a reclamação, pois entenderam como ameaça, mas eu não retirei”. Meses depois, um advogado da empresa procurou Poli, dizendo que ele seria ressarcido. O empresário levou quatro meses até conseguir cancelar o contrato totalmente.

20 Respostas para “Atualização cadastral é armadilha

  1. Pingback: Atualização cadastral é armadilha | O Portal das vitímas de lista … | Mercado de Comunicações·

    • Olá jessica obrigado pelo o seu comentario , por gentilizza qual é a sua cidade e o seu estado para que possamos fazer um registro de reclamação no meu blog

      Obrigado

  2. Esses vagabundos me ligaram hoje. Eu levantei o endereço deles, daquele tal centro de distribuição de titulos a protesto. Nao é Praça da Republica, como eles dizem, mas sim no mesmo endereço de uma empresa que ja aplicou o golpe do emprego falso. O cadastro desse telefone que eles passam é o seguinte:
    Telefone: 11 34626950
    ————————————————————————————————————————
    ASSINANTE: XXXXXXXXXXXXXXX
    ENDEREÇO: R VINTE E QUATRO DE MAIO 276 AND 10
    BAIRRO: REPUBLICA
    CIDADE: SAO PAULO
    CEP: 01041-000
    UF: SP

    Minha sugestao é marcar um encontro com um grupo de pessoas que cairam nesse golpe, ir ate esse endereço e chamar a imprensa para cobrir. Não é possível acontecer isto continuamente há mais de um ano já e pela mesma empresa, várias pessoas sendo enganadas. Estou registrando um B.O. com preservação de direitos. Façam o mesmo.

  3. Esta “empresa” age de má fé fazendo contato por telefone dizendo que se trata de apenas uma atualização cadastral para recebimento de lista telefônica e solicitando carimbo e assinatura em um fax que consta “contrato de venda”. Há +- 2 anos uma funcionária da empresa onde trabalho desavisada e inocentemente assinou tal papel e posteriormente passamos a receber boleto de cobrança referentes a inclusão do nome da empresa em um site de classificados ou coisa parecida… Resultado: não existe lista nenhuma, muito menos classificados. Quando contactada para esclarecimentos a Ativa Publicações por meio de um funcionário que se identificou como “responsável” informou que o boleto deveria ser pago para evitar que o nome da empresa fosse protestado. A funcionária desesperada também entrou em contato dizendo que teria que pagar do próprio bolso e que poderia perder o emprego e ouviu um sonoro: “O problema é seu! Você assinou!”. Concluindo, após tanto desgaste, o problema somente foi resolvido após ação judicial.
    Então, tal não foi a minha surpresa, quando hoje 28/08/2012, voltamos a receber o tal contato telefônico com o tal fax para assinatura e carimbo, com a mesma conversa de “atualização cadastral” “lista telefônica” blá blá bla´… Questionei a pessoa de tal forma que não conseguiu manter a conversa e desligou pedindo para desconsiderar…
    É um absurdo que isto continue acontecendo! Pesquisei na internet sobre o assunto e me deparei com zilhões links a respeito do “golpe da lista telefônica” no Brasil inteiro! Inclusive com cobranças na própria lista telefônica. É chocante. FIQUEM ATENTOS!

  4. Amigos(as) boa tarde,

    Gostaria de informar que está empresa continua aplicando o mesmo golpe acima descrito, eles me ligaram falando que era somente para atualização de endereço onde estariam enviando as listas telefênicas. O mesmo que muitas ouras pessoas cairam, através de pesquisas feitas, verifiquei que existe várias e várias reclamações quanto ao mesmo golpe.

    Sou da cidade de Goiânia-Go e gostaria de alertar a todos os leitores deste blog, que estás pessoas ainda continua a solta.

    Atenciosamente,
    Higor Silva

  5. Atendi uma ligação hoje no meu trabalho, e pediram para confirmar os dados cadastrais da empresa, eles já tinham os dados, pediram para que confirmasse, indaguei-os e repetiram que só se tratava de atualização de cadastro virtual. Pouco depois, retornaram enviaram um fax e pediram que eu conferisse os dados, assinasse e reenviasse aproveitando a mesma ligação feita por eles mesmos. Depois de ter desligado tomei conhecimento que não se tratava de uma simples atualização, mas sim de um contrato de publicação em nome da empresa ATIVA PUBLICAÇÕES com endereço idêntico ao citado acima em SP, onde a empresa supostamente prestaria o serviço de publicação virtual da empresa. Bom estou tomando as devidas providencias, sou do Rio Grande do Sul e já fiz contato com o procon e vou registrar ocorrência, embora não seja eu sócio da empresa, farei meu papel na denuncia deste tipo de fraude. Atenção a todos, sequer confirmem dados da empresa para não cair neste golpe também. Mais informações e sugestões serão bem vindas. Joel.

      • Não sei o real endereço da empresa, pois o referido endereço citado acima, pelo menos para envio de correspondência, consta como (a empresa MUDOU-SE), bem como, os telefones contidos no tal contrato dão como inexistentes. Essa empresa é FANTASMA, façam ocorrência policial sobre isso, só assim ele poderão ser investigados.

  6. oi boa tarde eu cai neste Golpe me ligaram falando de lista telefônica .. mas não me informaram valores de contrato e nem boletos.. e hoje 04/10/2013 me ligaram me cobrando as parcelas de uma coisa que não me informaram.. passei para o meu patrão e logo ele viu que era golpe.. nossa como fui cair nessa.. cuidado essa empresa ATIVA é um GOLPE.

    • Boa Tarde!

      Recebi uma ligação dizendo que a minha linha telefonica não estava devidamente regularizada,alegando que a lista telefonica comercial não era gratuita e que o ítem “outros” da conta telefônica seria o valor que era repassado para telecom (olhei numa lista telefonica e vi que realmente no ítem outros consta um valor que multiplicado por 12 daria um pouco mais de 160,00). Pedindo sempre que eu não desligasse o telefone mandou um contrato para assinar e carimbar,escanear e mandar de volta.
      Mas ao ler o contrato vi que constava 12 x 160,00 e contestei !!
      como assim ai ela me disse que não seriam 12 parcelas de 160,00 e sim 160,00 parcelados em 12 vezes e na minha inocência acreditei e mandei o documento de volta. E no final da ligação ela disse agora não será preciso essa burocracia esta tudo regularizado.
      Quando foi ontem me ligaram dizendo se eu não havia pago o boleto..e disse do se tratava ..
      Nunca recebi boleto e lendo o contrato ele disse que o periodo de contestação seria de 7 dias e que agora para cancelar eu precisava pagar o total e negociando ele me daria um desconto..
      Falei para ele que iria procurar os meus direitos, fui na Juizado de pequenas causas e relatei o ocorrido já que concordei em regularizar sendo que aceitei assinar o contrato pois nada seria mudado.

      Não sei o que vai acontecer e se souberem o que fazer por favor me digam..
      Uma coisa é certa não vou assinar mais nada!! Ainda mais se vierem com “não desligue o telefone”…

  7. Boa tarde, aconteceu o mesmo comigo, a pouco mais de um mês recebi a ligação pedindo para confirmar os dados da empresa, questionei sobre valores foi me passado que não tinha custo que era somente uma atualização de cadastro, assinei, logo em seguida ela me ligou pedindo para que assinasse com nome completo, eu boba assinei mais uma vez ela me ligou falando que não estava legível e pediu para que eu mandasse escaneado, quando eu escaneie li as letras pequenas e vi os valores e não enviei pois não é de nosso interesse tal serviço pago, logo em seguida a mesma me ligou novamente cobrando o email, e falei que não queria e pedi que cancelasse, de imediato ela me disse ok esta cancelado, eu fiquei tranquila, e sem perceber cai nesse golpe, hoje me ligaram cobrando o valor e falando de varias parcelas e ameaçando mandar o titulo cara cartório, e quando perguntei sobre o cancelamento me passaram que fica 5.000,00 para cancelar. Vou fazer B.O pois nem responsável pela empresa eu sou para assinar tal documento

  8. Gentee, como a gnete denuncia essa empresa pelo amor de Deuss ??? ja fui demitida de uma empresa por causa dessa assinatura e agora ligam o tempo todo pra essa minha atual empresa, e quando eu digo que eu não vou cair no golpe deles novamente elas me respoderam, que eu ja cair BESTINHA.. MEU DEUS até onde essa empresa vai ???

  9. Ola boa tarde,
    tb cai no golpe de atualização da lista telefônica. Mandei o email, mas assim que li o contrato retornei o email 5 minutos depois desconsiderando, tb mandei por carta registrada o cancelamento, como estava solicitado para cancelamento sem taxas no contrato, liguei para o numero indicado e não atenderam, isso em fevereiro, hoje 16 de marco, entraram em contato dizendo que dois boletos estao atrasados e irão protestar a empresa, como devo proceder?
    Devo entrar no procon? Sou de Curitiba-pr

  10. boa noite também cai nesse golpe , me ligaram dizendo que era pra confirmar dados para entregar lista telefonica e que não teria custo nenhum , depois de alguns messes me ligam dizendo que irão protestar a empresa se não pagar o boleto ,,,, oque devo fazer eles podem protestar a minha empresa?

Deixe uma resposta

